Guia Feambra

Fique por Dentro – Setembro/2013

Os maiores aliados dos Museus são os Amigos e Voluntários
Pesquisas detectam que há mão-de-obra, motivação e satisfação com este tipo de trabalho em prol dos museus  
 
Feambra dá as boas-vindas aos seus mais novos associados!

De diferentes regiões, os museus e centros culturais chegam para enriquecer o quadro de associados da Feambra
 
7ª Primavera dos Museus: atrações culturais para ninguém botar defeito

A chegada da estação mais florida do ano merece uma comemoração em grande estilo País afora!    
 
 
 
Os maiores aliados dos Museus são os Amigos e Voluntários

Pesquisas detectam que há mão-de-obra, motivação e satisfação com este tipo de trabalho em prol dos museus   

 
  

Os brasileiros têm uma pré-disposição para fazer trabalhos voluntários, estimulados pelas próprias experiências e exemplos dos grandes eventos esportivos, musicais, culturais e de negócios que acontecem no Brasil.  
  
Pesquisas detectam que há mão-de-obra, motivação e satisfação com este tipo de trabalho e falta apenas convergência de atividades para fazer com que os voluntários trabalhem COM os museus, e não PARA os museus. Há diversas maneiras de ajudar um museu, o que só vem somar ao trabalho realizado por seus dirigentes e colaboradores.    
 
'Detectamos que existe a oportunidade de despertar nos voluntários a importância de prestar serviços em museus e suas associações de amigos. É também o momento de estimular os museus a mostrar sua intenção de receber voluntários e, com isto, se aproximar da população de sua cidade, especialmente do seu entorno', afirma Nelson Colás, diretor de Relações Institucionais da Feambra.  
  
O tema foi objeto de palestra do diretor na Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus - ICOM Rio 2013, realizada em agosto. Leia na íntegra na matéria principal.    
 
 
 
Feambra dá as boas-vindas aos seus mais novos associados!
De diferentes regiões, os museus e centros culturais chegam para enriquecer o quadro de associados da Feambra 

 
   

Como parte da estratégia de aproximação com museus e entidades culturais, a Feambra vem recebendo, nos últimos meses, novos associados vindos de todo o País. Muito mais do que contar com os benefícios de divulgação oferecidos, fazer parte do quadro de associados da Federação proporcionará às instituições maior contato com o conceito de amigos de museus, além de todos os auxílios jurídicos e consultoria para formação de suas associações de amigos. Damos nossas boas-vindas a todos e deixamos aqui o convite para outros museus e entidades que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre a Feambra e nossos projetos. A inscrição para pessoas jurídicas é gratuita. Clique aqui para mais informações.  
 
Conheça nossos novos associados:
 

 

Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi  

 

 
O Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, localizado na cidade de Flores da Cunha, tem como objetivo preservar a memória, a história e a cultura dos imigrantes italianos no município. Além das exposições permanentes, o museu também recebe mostras temporárias, visitas guiadas, monitoria e diversos projetos que buscam valorizar as histórias dos imigrantes na cidade. O acervo conta com cerca de 1.500 peças, além de diversos objetos curiosos.  
 

Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam)  
 

 

A Baiana de Acarajé é um dos símbolos da cultura negra na Bahia e no Brasil. Com seu tabuleiro repleto de delícias, encantam não só os turistas como também o próprio povo brasileiro. A fim de manter viva essa parte de nossa história, a Abam administra o Memorial das Baianas, que é um espaço público dedicado ao patrimônio gerado pela figura da baiana. Nele também são contemplados aspectos históricos, simbologia, estéticas, entre outros.    
 

Fundação Joaquim Nabuco - Museu do Homem do Nordeste  
 

Fundado em 1979 pelo sociólogo Gilberto Freyre, o Museu do Homem do Nordeste é ligado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco. Tendo a missão de pesquisar, documentar, preservar, difundir e atualizar o rico patrimônio cultural do Nordeste, material e imaterial, a entidade conta com cerca de 15.000 peças, heranças culturais do índio, do europeu e do africano na formação do nordestino brasileiro.  
 

Centro de Memória Dorina Nowill  
 

 
O Centro de Memória Dorina Nowill tem como missão apresentar a história da luta das pessoas com deficiência visual no Brasil e no mundo. Fundado em 2002, foi o primeiro museu brasileiro que considerou a cultura da deficiência visual como patrimônio histórico. Toda a sua coleção histórica e tecnológica está sediada na Fundação Dorina Nowill para Cegos, onde conta com uma exposição de longa duração aberta ao público, com apoio de equipe educativa para atender todos os visitantes, além de um banco de dados do acervo on-line disponível para pesquisa.    
 
 
 
7ª Primavera dos Museus: atrações culturais para ninguém botar defeito

A chegada da estação mais florida do ano merece uma comemoração em grande estilo País afora!  

 
  

Desde 2007, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a Primavera dos Museus, evento que reúne atividades culturais gratuitas em todo o Brasil. Já em sua 7ª edição, a programação será realizada do dia 23 a 29 de setembro e o tema norteador será 'Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira'.  
 
Museus e entidades em todo o País se organizam para celebrar a chegada da Primavera promovendo diversos eventos especiais para os visitantes. Dentre cursos, palestras, workshops, visitas guiadas, shows, a diversão é garantida para toda a semana. Confira abaixo alguns dos destaques da 7ª Primavera dos Museus:    

 

Exposição 'Caretas de Maragojipe' - Museu Eugênio Teixeira Leal 

A exposição 'Caretas de Maragojipe', de Marcos Bulhões, apresenta pinturas e fotografias sobre as caretas, ou mascarados, da cidade de Maragojipe, lugar onde se conserva a originalidade de seu Carnaval há mais de cem anos.
 
Endereço: Rua do Açouguinho, 01 - Pelourinho - Centro Histórico - Salvador
Data: até 30 de setembro
Horário: 3ª a 6ª, das 9 às 18 horas. Sábados e domingo, das 13 às 17 horas
Telefone: (71) 3321 8023
E-mail: museueugenioeducativo@gmail.com
Entrada gratuita
 
Exposição “Small World” – Catavento Cultural e Educacional
 
A exposição “Small World”, que ficará em cartaz até o dia 8 de novembro, apresenta as fotos vencedoras do concurso internacional de mesmo nome, com imagens invisíveis a olho nu.
 
Endereço: Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n - Parque Dom Pedro II
Data: até 8 de novembro
Horário: 3ª a domingo, das 9 às 17 horas
Telefone: (11) 3315-0051
Entrada: R$6 (meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência)
 
Oficina Educativa – Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
 
A oficina educativa, programa especialmente para a 7ª Primavera dos Museus, explicará quem é quem no culto africano, por meio da observação do acervo de cultura africana do museu.
 
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 960 - Graças - Recife
Data: 26 de setembro
Horário: das 14 às 16 horas
Telefone: (81) 3184-3170 ou (81) 3184-3178
Email: museu.mepe@gmail.com
Entrada gratuita
 
Contação de histórias – Museu das Minas e do Metal
 
A programação especial da Primavera dos Museus no MMM contemplará diversas atividades e um dos destaques será a contação de histórias inspiradas na cultura afro-brasileira, por Beatriz Myrrha.
 
Endereço: Praça da Liberdade, s/n – Prédio Rosa
Data: 26 de setembro
Horário: das 11 às 12 horas
Telefone: (31) 3516-7200 ou (31) 3516-7215
Email: monica.cerqueira@mmm.org.br
Entrada gratuita
 
Estação de Objetos Sonoros – Instituto Inhotim
 
A ação educativa “Estação de Objetos Sonoros” resgata a memória afro-brasileira convidando todos os participantes a confeccionarem instrumentos sonoros com elementos presentes no instituto.
 
Endereço: Rua B, 20 – fazendo Inhotim
Data: até 29 de setembro
Horário: das 10 às 16 horas
Telefone: (31) 3571-9700 ou (31) 3571-9741
Email: atendimento@inhotim.org.br
Entrada gratuita