Guia Feambra

Fique por Dentro – Outubro/2013


 
Federação de Amigos de Museus do Brasil comemora 24 anos no mês de outubro
Feliz com realizações, equipe celebra novos projetos, participação em eventos internacionais, entre outras conquistas

Museus prometem agitar o público nas programações especiais do mês das crianças
O mês de outubro já começa com muitas atrações especiais para a criançada de todo o País

Feambra recebe mais dois novos associados no mês de setembro
Museu do Homem Americano e Solar Grandjean de Montigny são os novos integrantes do quadro de associados
 
 
 
Federação de Amigos de Museus do Brasil comemora 24 anos no mês de outubro
Feliz com realizações, equipe celebra novos projetos, participação em eventos internacionais, entre outras conquistas

   

 

A Feambra está em festa: completa 24 anos com muitos motivos para celebrar e com energia para os próximos!
 
Nos últimos anos, sob a liderança de José Marcelo Braga Nascimento, a Feambra se aproximou de museus e amigos de museus, intensificou sua atuação junto à World Federation of Friends of Museums (WFFM), obteve grandes realizações.
 
No âmbito internacional, participou de eventos em vários países realizados pela WFFM para o intercâmbio de experiências e a consolidação de programas em prol de amigos de museus. Trouxe o Council Meeting da entidade mundial para o Brasil, pela primeira vez na história, criando a oportunidade de mostrar um pouco da cultura brasileira a representantes de países tão diversos como Coreia, Singapura, Mexico e Israel. Também participou de congressos do International Council of Museums (Icom) na China e aqui, na cidade do Rio de Janeiro, há poucos meses.
 
Com tudo isso, espera continuar crescendo e fazendo mais por nossa cidade, nosso País! Feliz com as realizações, pronta para fazer mais!ão da diretora executiva, Camila Leoni Nascimento, como coordenadora de Redes Sociais e Jovens Amigos da WFFM.
 
No âmbito nacional, um número cada vez maior se junta à Feambra para fazer a diferença, para promover a interação entre museus e sociedade e mostrar como é bacana visitar um museu!
 
Inaugurou o Espaço Cultural Feambra, um local de eventos, que já foi palco de atividades beneficentes, lançamentos de livros e um crescente número de cursos relacionados às artes.
 
 
 
Feambra recebe mais dois novos associados no mês de setembro
Museu do Homem Americano e Solar Grandjean de Montigny são os novos integrantes do quadro de associados


 

Expandindo a sua atuação em todo o País, a Feambra vem aos poucos aumentando seu quadro de associados. No mês de setembro, as boas-vindas são para duas renomadas e tradicionais instituições culturais: o Museu do Homem Americano, localizado no estado de Piauí, reúne dados e informações sobre a origem do homem e o povoamento das Américas, e o Solar Grandjean de Montigny, que conta com um grande acervo, arquivo e biblioteca. Conheça mais um pouco sobre as instituições:
 
Museu do Homem Americano
 
O Museu do Homem Americano é uma instituição museológica privada, ligada à Fundação Museu do Homem Americano/FUMDHAM e localizada no sudeste do Piauí, semiárido nordestino. Instituída em 1994, abriga uma exposição que expressa os 40 anos de pesquisas científicas realizadas na região do Parque Nacional Serra da Capivara, unidade de conservação reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e tombada pelo IPHAN desde 1993.
 
Com abrangência regional, atinge públicos dos estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco e Ceará, além do contingente de turistas nacionais e internacionais que viajam à região com o objetivo de conhecer o patrimônio arqueológico natural presentes no Parque Nacional Serra da Capivara.
 
 
Solar Grandjean de Montigny
 
O Solar Grandjean de Montigny é um belo exemplo da arquitetura neoclássica brasileira. Tombado como monumento nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938, está localizado em área privilegiada, na entrada do campus da PUC-Rio.
 
Como museu universitário, representa um elo especial entre a universidade e a comunidade, sendo um espaço para realização de atividades culturais e artísticas. Além disso, também oferece um rico acervo, arquivo e biblioteca destinados ao estudo da arte e a cultura brasileira do século XIX, XX.e XXI.
 
Para tornar-se um associado basta preencher o formulário, diretamente no site da Feambra. Pessoas Jurídicas são isentas de pagamento. Os benefícios oferecidos vão desde consultoria jurídica para a abertura de associação de amigos a divulgações de eventos e atividades da própria entidade. Clique aqui e veja a lista completa.
 
 
 
Museus prometem agitar o público nas programações especiais do mês das crianças
O mês de outubro já começa com muitas atrações especiais para a criançada de todo o País

 
É inegável que os museus e entidades contribuem para a formação e construção da bagagem cultural e histórica das crianças. Pensando nisso, como forma de atrair a atenção deste público único, durante o mês das crianças muitos deles promoverão diversas atividades especiais. Veja abaixo alguns dos destaques:

  
Espetáculo “Ciência em Show” – Catavento Cultural e Educacional
 
O trio “Ciência em Show” apresentará fantásticos e interativos experimentos de ciências que prometem impressionar os participantes e também arrancar boas risadas da plateia.
 
Endereço: Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n - Parque Dom Pedro II
Data: 12 de outubro
Horário: às 13h30 e às 15 horas
Telefone: (11) 3315-0051
Entrada: R$6 (meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência)
 
 
Show “Mad Science” – Museu das Minas e do Metal (MMM)
 
O espetáculo abordará a Ciência de uma maneira lúdica, com o objetivo de despertar a curiosidade das crianças por meio dos efeitos visuais incríveis.
 
Endereço: Praça da Liberdade, s/ nº - Belo Horizonte
Data: 27 de outubro
Horário: às 16 horas
Telefone: (31) 3516-7200
Entrada gratuita (distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência). Sujeito à lotação do espaço.
 
 
“AEIOUtubro” – Museu Eugênio Teixeira Leal
 
Destinado ao público infantil, a atividade contará com dinâmicas com base nas canções de Vinícius de Moraes.
 
Endereço: Rua do Açouguinho, 1 – Pelourinho 
Data: 10 de outubro
Horário: às 14 horas
Telefone: (71) 3321-9551
Entrada gratuita
 
 
“Cineclube: sessões infanto-juvenil” – Oi Futuro Flamengo
 
O Oi Futuro Flamengo contará com uma programação de cinema especial para a criançada, que apresentará os grandes clássicos da infância.
 
Endereço: Rua 2 de Dezembro, 63 – Flamengo
Data: até 26 de outubro
Horário: sábados, às 16 horas
Telefone: (21) 3131-3060
Entrada gratuita, sujeito à lotação