Notícia

18- Outubro - 2013

Renata Motta fala sobre a atuação do SISEM-SP

 


No mês de outubro, a Feambra entrevistou Renata Motta, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), que falou um pouco sobre a atuação da instância. Confira na íntegra a matéria: 

Feambra: Como podemos explicar em algumas palavras o relacionamento entre UPPM/SISEM e os museus do Estado? 

Renata Motta: O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) é uma instância da Secretaria de Estado da Cultura, que integra a Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM). O SISEM-SP  foi criado em 1986, com o objetivo de apoiar tecnicamente e fortalecer a área museológica paulista. Desde a sua criação tem atuado continuamente tanto na formação e aprimoramento dos profissionais de museus, quanto na qualificação das instituições museológicas paulistas. Atualmente, o SISEM-SP tem buscado fortalecer  a articulação entre os museus, atuando de forma a promover o reconhecimento entre os integrantes desse sistema e, fomentando o surgimento de parcerias e ações conjuntas. 

A perspectiva de uma ação participativa e de responsabilidades compartilhadas é importante em um cenário de grande crescimento e transformação do setor museológico brasileiro. Atualmente, no Estado de São Paulo há 415 instituições museológicas mapeadas pelo SISEM-SP, distribuídas em 190 municípios. Trata-se de um universo patrimonial rico e diverso, com grandes desafios na sua preservação e extroversão para a população. Nesse contexto, o Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP realiza, em parceria com museus de todas as regiões do Estado, um conjunto significativo de ações de capacitação (cursos, palestras, oficinas), de difusão (exposições itinerantes e publicações) e assessorias técnicas. 

F: Como os museus podem participar e colaborar com sugestões para as políticas públicas? 

R.M.: Primeiramente, participando ativamente em suas regiões. Em 2011, o SISEM-SP reorganizou sua atuação em regiões administrativas e fomentou a representatividade regional. Há representantes eleitos em cada uma das 15 regiões, que se tornaram figuras muito importantes na construção das políticas públicas para o setor museológico paulista. Por meio das reuniões regionais é que podemos entender melhor as especificidades e necessidades de cada região e, ainda, atuar na construção de propostas para o fortalecimento institucional e técnico dos nossos museus. Além disso, os museus podem participar do Encontro Paulista de Museus e das ações promovidas pelo SISEM-SP, ajudando no desenvolvimento e aprimoramento dessas ações. Lembramos que o SISEM-SP não é apenas o Grupo Técnico de Coordenação que está baseado na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O SISEM-SP, para sua plena existência, deve contar com a participação de todos os museus instalados no Estado! Nesse sentido, em primeira mão, aproveitamos para convidá-los para o 6º Encontro Paulista de Museus, que será realizado de 28 a 30 de maio no Memorial da América Latina em São Paulo. Reservem a data! 

F: Quais os próximos cursos e encontros promovidos pelo SISEM-SP para o segundo semestre de 2013 e como participar? 

R.M.: O planejamento de ações do SISEM-SP é definido logo no início de cada ano, a partir das consultas efetuadas junto às representações regionais no segundo semestre do ano anterior.  Assim, no calendário de ações do SISEM-SP, estão previstas as montagens de exposições em Campinas, Praia Grande, Cananéia e São José dos Campos. No próximo 23 de outubro, em Registro, destacamos a abertura de uma exposição de esculturas inéditas produzidas por Tomie Ohtake. Trata-se de uma parceria com o Instituto Tomie Ohtake e a Prefeitura de Registro, celebrando o centenário dessa importante artista. No âmbito de ações de capacitação, temos previstas oficinas em Santos, Bauru, Avaré e Jacareí. A participação nos cursos, oficinas e palestras promovidas pelo SISEM-SP é gratuita e aberta ao público, basta apenas se inscrever. Para saber mais sobre estas atividades, acompanhe o site do SISEM-SP - www.sisemsp.org.br - ou cadastre-se no mailing, encaminhando um e-mail para sisem@sp.gov.br . 

Para saber mais sobre o histórico e atividades já realizadas pelo SISEM-SP, sugerimos a leitura do 'Relatório de Atividades do SISEM-SP 2012.