Notícia

18- Novembro - 2013

Museu do Homem Americano e suas peculiaridades

No mês de novembro, a Fembra entrevistou a Dra. Niéde Guidon, diretora presidente do Museu do Homem Americano, para falar a respeito das peculiaridades deste incrível museu situado no Parque Nacional Serra da Capivara. Confira a matéria na íntegra:

 

1.       Qual é o público-alvo do museu?

O Museu do Homem Americano recebe pessoas das comunidades do entorno do Parque Nacional Serra da Capivara e visitantes de todo o mundo. O museu objetiva atrair toda pessoa que queira aprender de maneira lúdica e interativa sobre os vestígios da presença humana na região do Parque Nacional.

2.       O que o visitante encontra no museu?

O visitante encontra no Museu do Homem Americano resultados dos 40 anos de pesquisas científicas realizadas na região do Parque Nacional Serra da Capivara, em quatro salas de exposições. A primeira contextualiza as teorias mais recentes sobre o povoamento das Américas e apresenta artefatos encontrados no Sítio Boqueirão da Pedra Furada e Sítio do Meio que comprovam a antiguidade da ocupação de nosso território. A segunda sala apresenta as pinturas rupestres encontradas no Parque Nacional Serra da Capivara. No mezanino, o visitante encontra as diversas tipologias de enterramentos encontrados na região. Por ultimo, é apresentada uma cronologia da tecnologia desenvolvida por nossos antepassados da pedra lascada, passando pela pedra polida e cerâmica até os vestígios históricos, com ênfase na cultura dos grupos maniçobeiros, antigos extratores de látex da maniçoba, atividade econômica que complementou o Ciclo da Borracha.

3.       Qual é a relação entre o parque nacional e o museu?

O Museu do Homem Americano apresenta vestígios e artefatos arqueológicos que foram encontrados no Parque Nacional Serra da Capivara e em seu entorno. Sua visitação pode ser complementar ou independente à visitação ao Parque Nacional.

4.       Como o museu faz sua divulgação?

O Museu do Homem Americano é divulgado através do site da FUMDHAM: www.fumdham.org.br

5.       A instituição possui uma associação de amigos ou outra forma de interação com a comunidade?

A FUMDHAM participa da Associação dos Amigos do Parque Nacional Serra da Capivara, criada para apoiar de maneira ágil e eficiente as ações necessárias à proteção e manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara. Toda pessoa interessada pode se associar e colaborar com a sustentabilidade da unidade de conservação.

6.       O museu possui um departamento educativo? Como é sua atividade?

O Serviço Educativo do Museu do Homem Americano está em fase de captação de recursos para sua implantação.

7.       Qual é a programação de cursos, eventos, exposições?

O Museu do Homem Americano possui auditório equipado para congressos, seminários e outros eventos. A cada ano, a programação é desenvolvida de acordo com a demanda de resultados das pesquisas.