Em Foco

07- Janeiro - 2014

Estão abertas as inscrições para a 12ª Semana de Museus

Museus e outras entidades culturais poderão se inscrever até o dia 7 de fevereiro de 2014 para participar da 12ª Semana de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
 
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus em 18 de maio, quando museus brasileiros e convidados pelo Ibram desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. No último ano, a Semana de Museus foi responsável pelo aumento de 130% do público de museus do país.*
 
Museus e outras entidades culturais interessados em participar da 12ª edição da Semana devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 12 e 18 de maio de 2014, despertando o interesse das pessoas a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM): “Museus: as coleções criam conexões”.
 
A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento, e ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana de Museus e produzir e distribuir o Guia da Programação.
 
A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico na página: http://eventos.museus.gov.br/
 
Primeiramente, deve-se fazer a inscrição do museu ou entidade cultural, depois é necessário inscrever as ações a serem realizadas, como seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras. Mesmo que o museu tenha participado de outras edições da Semana de Museus é necessário realizar uma nova inscrição. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de uma ou mais atividades.
 
Período de inscrição: até 7 de fevereiro de 2014
Realização da 12ª Semana Nacional de Museus: 12 a 18 de maio de 2014
Contato: (61) 3521 4122/ 3521 4135 / cpgii@museus.gov.br
 
* dados obtidos por pesquisa realizada sobre a 11ª Semana Nacional de Museus, pela Coordenação de Estudos Sócio-Econômicos/ DDFEM/ IBRAM.