Guia Feambra

Fique por Dentro – Fevereiro/2014

Nesta edição:

Feambra entrevista a diretora do Solar Grandjean de Montigny

Segundo a Profª Piedade Grinberg, museu universitário tem projeto de digitalização de acervo e documentação

Blog passa a ser colaborativo com matérias e artigos enviados por museus

Associados encontram um novo espaço para divulgar suas opiniões, cursos, atividades e exposições

Novos associados contribuem com a cultura brasileira em campos diversos

História, gastronomia e medicina são alguns dos temas abordados por museus que se unem à comunidade Feambra

 

Feambra entrevista a diretora do Solar Grandjean de Montigny

A Feambra conversou com a Profª Piedade Grinberg, diretora do Solar Grandjean de Montigny, associado Feambra, para conhecer mais este museu universitário, localizado na entrada do campus da PUC-Rio. A entidade oferece um rico acervo, arquivo e biblioteca destinados ao estudo da arte e a cultura brasileira do século XIX, XX e XXI. Confira alguns trechos:

Feambra: O que o visitante encontra no museu?

Profª P. G.: Exposições de arte contemporânea, Arquitetura , Design, História e diversos outros temas.

Feambra: A instituição possui uma associação de amigos ou outra forma de interação com a comunidade? 

Profª P. G.: Existe a Associação de alunos da PUC-Rio.

Feambra: Qual é a programação de cursos, eventos, exposições? 

Profª P. G.: Durante todo o ano acontecem exposições e eventos culturais. No momento estamos em processo de restauração do prédio com organização administrativa com projeto de digitalização de acervo e documentação do Museu.

Para ler a entrevista na íntegra clicando AQUI

Novo blog colaborativo passa a receber artigos e matérias dos museus

A partir de março, o blog da Feambra passará a ser colaborativo. Desta forma, você, nosso associado, poderá escrever matérias, publicar entrevistas, divulgar exposições e cursos e tudo mais que a instituição realizar.

Além da veiculação no blog, os textos poderão ser compartilhados nas redes sociais da Feambra, cuja página no Facebook já contabiliza mais de 2.500 likes, além de 600 seguidores no Twitter. Juntos, site e blog possuem mais de 2.500 visualizações por mês e, com mais essa nova ferramenta de divulgação, a tendência é aumentar a audiência.

Para participar, você já pode enviar seu texto, se possível com imagens (podem ser do museu, da atividade ou do autor), com o nome do museu e seu e-mail de contato, para feambra@feambra.org ou entre em contato para outras informações. 

Participe deste movimento e escreva o blog conosco!

 

www.feambra.org

www.facebook.com/feambra

twitter.com/feambra

www.feambra.blogspot.com.br

feambra@feambra.org

Novos associados contribuem com a cultura brasileira em campos diversos

A Feambra tem a felicidade de reunir um expressivo número de museus associados, em uma grande rede de relacionamentos, e de apoiá-los em sua divulgação.

Damos as boas-vindas aos nossos mais novos associados, de áreas tão diversas quanto a gastronomia e a medicina, cada qual contribuindo para a riqueza cultural de nosso País. Em breve, teremos a oportunidade de falar mais sobre cada um e sobre suas realizações, seus desafios e conquistas.

 

Museu da Gastronomia Brasileira

O Museu da Gastronomia Brasileira é  um conjunto de réplicas de pratos tradicionais que foram desenvolvidos por cozinheiras durante o passar dos anos.

Site: http://www.museugastronomiabrasileira.com.br/

Telefone: (11) 5973-8490

Associação dos Amigos do Marco

O Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO) localiza-se no Parque das Nações Indígenas. Dispõe de cinco salas de exposição e seu acervo compõe-se de aproximadamente 1500 obras.

Site:http://marcovirtual.wordpress.com/

Telefone: (67) 3326-7449

Associação dos Amigos do Museu Nacional

São 77 anos produzindo e divulgando informações relevantes para o desenvolvimento da sociedade brasileira, trabalhando em projetos relacionados à conservação do patrimônio histórico, científico, artístico e cultural.

Site: http://www.samn.org.br/

Telefone: (11) 2567-6687

Museu Náutico de Ilhabela

O setor de naufrágios do museu conta com um valioso acervo de objetos (cristais, porcelanas, faianças, talheres de prata, artefatos de bronze, etc..), datados do séc. XVIII até meados deste século.

Telefone: http://www.museunauticoilhabela.com.br/

Site: (12) 3896-3840

Museu dos Eventos Anhembi Parque

O Museu de Eventos Anhembi Parque é  um memorial on-line com recordações dos principais  eventos realizados desde a criação do complexo, em 1970. O museu foi criado com o intuito de reavivar não apenas a história do Parque, como também da Cidade de São Paulo e de seus moradores.

Site: http://mueap.com.br/site

Telefone: (11) 2226-0400

Centro de Memória da Medicina

O Centro de Memória da Medicina (CEMEMOR) é um museu e um centro de estudos históricos dedicados a preservar e divulgar a memória da medicina mineira, além da história da medicina brasileira e mundial.

Site: https://www.ufmg.br/rededemuseus/medicina.htm

Telefone: (31) 3409-9106

Museu, seja nosso associado sem pagamento de qualquer mensalidade. Consulte nosso site, o www.feambra.org, clique em associe-se e preencha a ficha cadastral. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail  feambra@feambra.org ou pelo telefone (11) 3085 4402.