Em Foco

05- Maio - 2014

6º Encontro Paulista de Museus já tem data marcada

 

O Encontro Paulista de Museus (EPM) é um dos maiores eventos do setor museal paulista, reunindo a cada ano mais de 1.000 profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados. O encontro será realizado do dia 2 a 4 de junho.

Nesta sexta edição acontecem algumas novidades. Além da mudança do local de realização, que será na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentista (APCD), teremos também um processo de eleições visando à renovação do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e das Representações Regionais. 

O Encontro Paulista de Museus também tem se consolidado como oportunidade-chave para consulta e debates junto à comunidade museal paulista, visando à elaboração de documentos estruturantes para o setor.

O tema proposto neste 6º Encontro Paulista de Museus, que permanecerá subjacente a todas as mesas e painéis, é o processo de ressignificação dos museus.  Atualmente, já é senso comum a definição de museus como “lugares de memória”, termo apropriado de Pierre Nora, no qual a memória produzida nessas instituições é voluntária e seletiva.

Como acontece desde a  4º edição do EPM, haverá uma área especial chamada “Painéis digitais”.  Até 25 apresentações serão selecionadas para serem exibidas nos painéis digitais, telas de LCD que passarão os conteúdos selecionados em looping, durante os três dias da 6ª edição do evento. Ao lado das telas haverá uma sinalização identificando as apresentações e uma bancada disponível para a disponibilização de materiais impressos para o público.

Local: Rua Voluntários da Pátria, 547 - Vila Santana (uma quadra do metrô e do Terminal Tietê)

Inscrições: http://goo.gl/ZLDDr2. 

A data limite de inscrição não foi divulgada.