Notícia

09- Junho - 2014

Feambra participa do 15º Congresso Mundial de Amigos de Museus

 

No mês de maio a Feambra, representada por sua diretora geral Camila Leoni, participou do 15º Congresso Mundial de Amigos de Museus, realizado na cidade de Berlim, capital da Alemanha. Confira a entrevista realizada e mais detalhes do Congresso:

 

 

Feambra - Qual a importância para a Feambra em participar deste Congresso?

 

 

Camila Leoni - A importância é o intercâmbio de ideias, informações e experiências entre as federações. Além disso, é uma oportunidade para a Feambra e todas as outras associações apresentarem os seus projetos e realizações. Nesse evento, eu – como Coordenadora dos Jovens Amigos e das Redes Sociais da WFFM -, apresentei o andamento do trabalho que está sendo desenvolvido no blog e Facebook da federação e os resultados alcançados no último ano. Por último, eu fui a moderadora do painel dos jovens amigos, composto por sete participantes.

 

 

Feambra - Este ano, qual foi o tema central abordado no Congresso?

 

Camila Leoni - Neste Congresso Mundial Trienal da WFFM tivemos mais de 200 participantes de 26 países, mais 50 amigos jovens que tinham um programa especial. O tom para o Congresso foi criado por uma palestra do Prof. Dr. Hermann Parzinger sobre a 'Ilha dos Museus e Humbolt Fórum: Centro Histórico da Reestruturação Berlim'.

Nas diferentes sessões do Congresso discutimos as questões de maneira muito interativa e de especial interesse para nós, incluindo: 

- Como recrutar e manter amigos; 

- Diferentes formas de apoiar um museu; dinheiro, know-how, relações públicas;

- Respondendo a prioridades dos museus: Fundraising,;

- A mídia social para os amigos dos museus;

- Jovens amigos de museus;

- Sessão de Encerramento: mercado de ideias e diálogo. 

 

O programa do congresso foi variado e rico, com visitas a museus, coleções particulares e eventos especiais, bem como locais-chave em Berlim. 

 

 

Feambra - Em relação aos outros países, como está o voluntariado em museus no Brasil? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelas associações de uma forma geral? 

 

 

Camila Leoni - Hoje temos mais de 35 milhões de pessoas, com idade média de 39 anos, que fazem ou já fizeram trabalho voluntário, de acordo com pesquisa do Ibope. No entanto, o mercado cultural ainda absorve uma pequena fatia destes voluntários. A maior parte busca atuar na área de saúde, assistencialismo e educação. 

 

 

Feambra - Como foi recebido o “Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus.” pelas outras associações? Existe algum material similar desenvolvido em outro país?

 

 

Camila Leoni - O Guia foi muito bem recebido pelas outras associações, que querem utilizá-lo como modelo para criarem os seus próprios manuais para a criação e gestão de associações de amigos de museus. A nossa intenção é lançar um guia bilíngue para podermos compartilhar com todos os nossos amigos de museus.

 

 

Feambra - Existe algum projeto/programa que foi apresentado no Congresso e que possa ser aplicado no Brasil?

 

 

Camila Leoni - O fortalecimento do relacionamento entre a WFFM com o ICOM, que representa os museus e profissionais de museus em todo o mundo, avançou significativamente com a assinatura de um Memorando de Entendimento em Lisboa em 2010 e com sua renovação no Rio de Janeiro em 2013. Esta parceria entre os profissionais de museus, amigos e os voluntários já atingiu um novo recorde anunciado na Assembleia Geral de Berlim pelo presidente do ICOM, Dr. Hans- Martin Hinz, da seguinte forma: 'e agora, a fim de reforçar ainda mais os laços entre as duas organizações e proporcionar um novo significado para o nosso Memorando, tenho o prazer de anunciar um novo desenvolvimento em nosso relacionamento hoje: a adesão ao ICOM, que agora está aberto a todos os membros individuais da WFFM”.

 

 

Feambra – Quando será o próximo congresso?

 

Camila Leoni - O próximo encontro da WFFM será a reunião de conselho e a assembleia geral que acontecerá no México, em 2015. Neste evento teremos as eleições para os cargos de: Presidente, Vice-Presidentes e Tesoureiro.