Notícia

07- Julho - 2014

Feambra participa da primeira reunião do Comitê Gestor do SBM

Realizada no dia 29 de maio em Brasília, a primeira reunião do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) ocorreu na sede do Instituto Brasileiros de Museus (Ibram) e contou com a participação dos seus 23 representantes de ministérios, autarquias vinculadas ao MinC, sistemas de museus, conselhos e associações de classe, museus privados e comunitários, além de universidades.

O Comitê Gestor tem o papel de propor diretrizes e ações, apoiar e acompanhar o desenvolvimento do setor museológico brasileiro e aprovar a inclusão no sistema de participantes que não sejam museus.

Dentro destas diretrizes, a Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra) integra o grupo de trabalho do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), que irá propor o novo plano para o ano de 2015. Segundo o integrante do grupo e consultor de Novos Negócios da Feambra, Gustavo Horta, “para a Feambra foi de especial importância poder aprender e discutir in loco os caminhos que conduzirão o desenvolvimento do setor Museal no Brasil.

Participar do PNSM é uma grande oportunidade de colocar a mão na massa, conhecendo de perto, os pares de trabalho.”.

A próxima reunião do Comitê acontecerá durante o Fórum Nacional de Museus (FNM), em data a ser definida.  Na ocasião, serão apresentadas as discussões realizadas pelos grupos de trabalho, o que inclui a proposta para a nova Política Museal do próximo ano.