Notícia

08- Agosto - 2014

Feambra participa de “Rodada de Conhecimento” organizada pelo Ibram



Dando continuidade às participações da Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra) em eventos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a diretora-executiva da Feambra, Camila Leoni, participou no dia 17 de julho da quarta “Rodada de Conhecimento” do instituto, realizada em Brasília.

O evento teve como tema principal a discussão sobre “promoção museal”, temática que foi esclarecida pela palestra da diretora-executiva, que levou materiais a respeito de Marketing para Museus.

Com a palestra “O papel das Associações de Amigos de Museus nas ações de promoção de Marketing dos museus brasileiros”, Vasconcellos abordou temas como Marketing de Serviços e Promoção e suas aplicações para o crescimento dos Museus no Brasil.

Segundo a diretora-executiva, a revitalização dos museus e a maior oferta de programas turísticos integrados com produtos culturais são dois fatores fundamentais para o crescimento de produtos culturais nos últimos anos. Com a expansão dos museus, eles se tornaram mais onerosos e complexos de se administrar. Para atrair, atender e tornar o público fiel, os museus precisam aumentar suas iniciativas, “O veloz crescimento dos meios de comunicação e de transporte ampliou o universo dos museus, aumentando seu número de visitantes, oferecendo novas oportunidades, traçando novos desafios e exigindo que essas entidades façam algumas adequações em sua maneira de se conduzir. Para estarem à frente das novas oportunidades e vencer os desafios da globalização e das concorrências, os museus precisam elaborar um plano de comunicação”, entende. 

Em sua avaliação, três são os objetivos básicos de uma estratégia de comunicação com o público: facilitar ao público um conhecimento amplo da instituição e dos serviços que oferece; motivar e participação do público nas atividades da instituição e fomentar o uso; e fortalecer e consolidar relações instituição-público.