Em Foco

29- Junho - 2015

Federação brasileira participa do 7º Encontro Paulista de Museus

 

A Feambra registrou presença no 7º. Encontro Paulista de Museus, um dos mais tradicionais eventos da museologia brasileira, que recicla conteúdos relacionados ao patrimônio cultural de diversas partes do País. 

Além de ter assistir ao maior número de palestras possível, a Feambra estava com um estande no espaço da Bienal de São Paulo para divulgar sua parceria com a WFFM e o que vem executando desde sua fundação, em 1989. Apresentou, em painéis digitais, sua história, missão e trabalhos realizados.

“Participamos das sete edições do EPM, trocando experiências com os participantes e aprendendo bastante. Nas últimas, tivemos a oportunidade de montar um estande para explanação de nossas realizações, apresentamos o Guia de Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus, com palestra no auditório principal”, afirma Nelson Colás, diretor de Relações Institucionais.

Neste ano, além de reunir mais de mil profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados, o EPM contou com a ilustre visita de Marlen Mouliou, presidente do Comitê Internacional para Museus de Cidades CAMOC – ICOM. 

O tema deste 7º Encontro Paulista de Museus foi “Fórum das Comunidades”, que discutiu a relação das instituições museológicas com as comunidades em suas mais diversas facetas e as formas pelas quais os museus se apropriam ou são apropriados pelos territórios nos quais estão inseridos.

O EPM é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e recebe participantes de outros Estados e países, entre eles representantes de outros Sistemas Estaduais de Museus.

A abertura do encontro foi no auditório do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista. No dia seguinte, as discussões ficaram distribuídas pelos auditórios do Museu da Imigração (MI), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), do Museu Afro Brasil e da Bienal de São Paulo, local do evento de encerramento.

Saiba mais no site http://www.encontropaulistademuseus.org.br/2015