Notícia

04- Dezembro - 2015

A importância e as influências da sociedade para os museus

A Feambra teve a oportunidade de conversar com Miguel Gutierre, diretor Administrativo-Financeiro do MASP. Confira:  


1.       Como o museu, além de suas características intrínsecas como espaço de educação e arte/história/ciência, pode ter impacto em seu entorno?

Iniciativas culturais em geral e museus, em particular, têm inegável capacidade para induzir a revitalização de áreas urbanas, estimular novas propostas de urbanização e proporcionar espaços de convivência para o público visitante, resultando frequentemente em valorização imobiliária do seu entorno.

A atração de maior fluxo de pessoas de grande diversidade tende ainda a atrair atividades econômicas relacionadas ao museu, bem como ao atendimento das necessidades dos seus visitantes, coisas essas que acabam por demandar mais segurança, mais limpeza e iluminação públicas e gerando desenvolvimento econômico.  

2.    Como a sociedade pode participar na mudança do entorno do museu?

Exigindo e apoiando os programas de ação coletiva que devem necessariamente envolver a própria sociedade civil e todas as esferas de governo. 

3.     Qual é a participação das associações de amigos de museus no reflexo sobre a sociedade?

As associações de amigos, reunindo representantes da sociedade civil, têm papel fundamental na gestão dos museus, estimulando a participação ativa dos cidadãos na vida da instituição, exigindo altos padrões de governança e transparência, possibilitando a democratização do acesso a novos associados, melhorando a capacidade de captação de recursos, auxiliando na ampliação de acervos e na melhoria do nível técnico dos museus.  

4.       Como o museu pode “conquistar” o carinho e o apreço de sua comunidade?

Adotando e perseguindo fortemente características de atividade dinâmica, por meio de cursos, palestras e exposições instigantes, estimulando ações inclusivas que proporcionarão espaço de reflexão, aprendizado, convivência e lazer.

5.       Em que atividades os cidadãos podem se envolver para gerar pertencimento junto ao museu e participantes da história da entidade?

Visitando frequentemente a instituição, participando ativamente das Associações de Amigos, nos seus Conselhos e Comitês, e sobretudo colaborando financeiramente, seja com doações ou patrocínios sob as leis de incentivo, divulgando as atividades da instituição e participando de programas de voluntariado, enfim, apoiando e colaborando com todas as atividades do museu.