Em Foco

29- Janeiro - 2016

Museus recebem Carnaval, com ou sem folia

 

A Feambra fez uma seleção de alguns museus pelo Brasil que apresentam programação carnavalesca para quem quer aproveitar para aproveitar a data de diversas formas.

O Instituto Inhotim, em Brumadinho-MG, funcionará normalmente durante todo o feriado, nos dias 6, 7, 8, 9 e 10 de fevereiro, das 9h30 às 17h30. A criançada de 6 a 11 anos pode participar de passeios mediados para conhecerem o parque e de oficinas que despertam a criatividade por meio de atividades lúdicas. Para os adultos, visitas temáticas em arte contemporânea estão na agenda.

http://www.inhotim.org.br/

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) abre todos os dias do feriado, das 9 às 19h, em São Paulo – SP. A casa recebe bandas que tocam as consagradas marchinhas de Carnaval e bloquinhos infantis.

http://www.mis-sp.org.br/

O Catavento Cultural e Educacional, em São Paulo - SP, abrirá normalmente de 6 a 10 de fevereiro, das 9h30 às 17h30. O museu reúne mais de 250 atrações, dentro de quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Engenho é a que mais agrada meninos e meninas. A física vira diversão e ilusões de ótica com bolhas de sabão fazem parte do programa. Um exemplo é o jogo de luzes que transforma o visitante em Einstein ou macaco.

http://www.cataventocultural.org.br/

O Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro fecha no Carnaval, mas reabre na quinta-feira, 11 de fevereiro, com a missão de aprimorar o conhecimento do público. Trabalhando em conjunto com a sua divisão educativa, oferece visitas mediadas, com educadores próprios, a grupos de alunos de escolas públicas e privadas. O objetivo é estabelecer uma relação entre a história e o contexto de vida do grupo visitante.

http://www.museuhistoriconacional.com.br/

O Museu da Imigração, em São Paulo, funciona normalmente até o dia 7 de fevereiro, com a exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades”, oficinas de percussão que utilizam o próprio corpo do visitante e atividades educativas. 

http://museudaimigracao.org.br/

A ABAM – Associação Nacional das Baianas de Acarajé – criou um roteiro especial que inclui arqueologia, baladas, cultura, ecoturismo, esporte, aventura, história e lazer para crianças, jovens, adultos e melhor idade. 

http://bahia.com.br/