Em Foco

02- Março - 2016

Feambra tem muitos planos para que 2016 seja incrível

 

A Feambra fez uma projeção dos seus próximos cenários, pontuando as ações que serão realizadas no decorrer do ano. O segundo módulo do trabalho voluntário já começou, com o objetivo de estimular as entidades a criar novas associações de amigos de museus.
 
“Seguimos confiantes no excelente trabalho desenvolvido pelos voluntários em 2015. A equipe deste ano está mais enxuta, temos em nosso quadro seis pessoas, mas o trabalho é mais profundo. Esperamos bons resultados”, afirma Gustavo Horta, consultor da Feambra.
 
Com previsão de lançamento em maio de 2016, o Projeto de Oficinas Itinerantes é focado em pequenos e médios museus para gerar empoderamento e visibilidade, levando conhecimento sobre associações de amigos de museus, voluntariado, marketing, leis de incentivo, editais e legislação específica. A proposta é percorrer as 15 regiões determinadas pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem).
 
Outra iniciativa relevante para a sociedade é o desenvolvimento de um banco de dados para facilitar a aproximação entre voluntários e museus ou instituições que queiram realizar atividades voluntárias. É uma parceria com a ItArt, ferramenta que tem como missão o engajamento da população com a cultura brasileira.
 
A participação em eventos gera, sempre, bons efeitos para a Feambra, oportunidade em que pode atuar para a divulgação do conceito de amigos de museus. Anualmente, realiza um encontro em que traz para sua sede aqueles que podem contribuir com seu conhecimento e experiência nesse segmento, e o público interessado. Esse evento é aberto, com participação gratuita, e é tradicionalmente realizado  pouco antes da Semana de Museus, em maio.
 
Também lançará a segunda edição do Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus e realizará a já tradicional 3ª Rodada de Conhecimento, em novembro, no Espaço Feambra.
 
O museu que se associa à Feambra tem como principais benefícios contar com a sua expertise em criação e gestão de associações de amigos de museus, voluntariado e aconselhamento jurídico. Qualquer museu pode se associar e essa participação é gratuita. Para saber mais, acesse www.feambra.org