Notícia

29- Março - 2016

Projeto Lobatinhos do Futuro convida crianças para vivenciar a obra de Monteiro Lobato

 

 O Museu Monteiro Lobato, localizado em Taubaté, convida crianças de todo o Brasil, com idades entre 7 e 12 anos, alfabetizadas, para participar do projeto Lobatinhos do Futuro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos pais ou responsáveis, no próprio museu.

 O objetivo do programa, que será realizado nas férias de julho, é criar contadores mirins de histórias, levando a eles obras de Lobato, para resgatar os valores culturais e a cidadania de jovens e crianças, por meio da Arte Educação.

 O cenário é o casarão que foi do avô do escritor, onde ele passou a infância e se inspirou para a criação de seus personagens. Será também uma ótima oportunidade para as crianças saírem da posição de espectadores e atuarem como Emília, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Dona Benta e Visconde de Sabugosa.

 “Visamos estabelecer uma relação estreita entre a comunidade e a arte, utilizando o Museu Monteiro Lobato como ponto de cultura, que permite acesso ao mundo artístico de forma gratuita. As crianças poderão ampliar suas opções de lazer, muitas vezes resumidas à televisão e ao computador”, afirma Tina Nardini, diretora do Museu Monteiro Lobato.


Cronograma

Primeira semana: jogos teatrais e dramáticos, para desenvolver capacidades de integração e desinibição.

Segunda semana: roda de leitura.

Terceira semana: jogos de improvisação, com auxílio da obra literária. Desenvolvimento de oficinas de leitura e escrita.

Quarta semana: interpretação e criação de histórias. Escolha do trecho da obra de Monteiro Lobato a ser trabalhada na encenação teatral. Ensaio teatral.

Quinta semana: ensaio teatral.

Finalização: apresentação teatral no Museu Monteiro Lobato.


 “Estamos realizando, em Taubaté, articulações com Associação de Museus com o intuito de promover mais exposições e eventos da área museológica na cidade”, finaliza Tina.


 

Projeto Lobatinhos do Futuro

30 vagas

Público-alvo: crianças de 7 até 12 anos

Endereço: Avenida Monteiro Lobato, s/nº, Chácara do Visconde

Telefone: (12) 3635-3234 ou (12) 3625-5062

Gratuito.