Em Foco

28- Junho - 2016

8º Encontro Paulista de Museus rende bons frutos para a Feambra

 

O 8º Encontro Paulista de Museus, realizado em junho, recebeu Nelson Colás, Diretor de Relações Institucionais da Feambra, que apresentou o Projeto Oficinas, previsto para o próximo semestre, no Painel Temático “Gestão e Governança”. A palestra foi marcada pelo grande público, o que gerou uma ótima oportunidade de interação da plateia com a Feambra.

“‘Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas’ foi o tema proposto para o evento e destacou a importância de organizações como a Feambra para o desenvolvimento pleno das atividades museológicas e a execução eficiente de políticas públicas culturais”, afirma Nelson. O evento é um dos mais tradicionais da museologia brasileira, recicla conteúdos e recebe pessoas interessadas na área museológica de diversas partes do País. Neste ano, comemorou os 30 anos do Sistema Estadual de Museus. 

Na programação, o secretário Marcelo Araújo falou sobre essas três décadas do cenário museológico paulista. Carlos Roberto Brandão, presidente do IBRAM, Danilo Miranda, diretor do SESC-SP e Edmon Castell, professor do curso de Museologia da Universidade Nacional da Colômbia e criador do sistema de museus e patrimônio falaram de “Redes em operação”. Cássio Martinho, jornalista e autor do livro 'Redes - uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização' também participou do painel. 

Mário Chagas, professor da UNIRIO, e Mathieu Viau-Courville, pesquisador/coordenador científico do Musées de la Civilisation, em Québec (Canadá), palestraram no painel “Articulando museus e comunidades”. 

Outros temas debatidos foram “Comunicação e serviços ao público”, “Salvaguarda de acervos” e “Infraestrutura e edificações”. Para encerrar, a Profª Heloísa Barbuy (COSISEM-SP) e Rafael Barbi (um dos representantes regionais) bateram um papo com o público sobre “Uma visão do futuro”. Os novos conselheiros eleitos e as novas representações regionais foram apresentados.