Em Foco

27- Julho - 2016

“O Mundo Gigante dos Micróbios” em conversa com o Instituto Butantan

 

A Feambra teve o prazer de conversar com Glaucia Colli Inglez, Diretora do Museu de Microbiologia do Institututo Butantan. Confira.

 

1.     Conte-nos sobre a exposição “O Mundo Gigante dos Micróbios”.

Sentimos a necessidade de elaborarmos ações educativas voltadas especificamente para pequenos visitantes, de 4 a 6 anos, que os estimulassem a se aproximar dos conhecimentos científicos abordados pelo museu. Assim, o Museu de Microbiologia participou e foi selecionado na chamada FAPESP-Vitae de Pesquisa em Centros de Ciências do Estado de São Paulo em 2008, recebendo auxílio financeiro para implantação de uma exposição sobre microrganismos direcionada ao público infantil.

 

2.     Qual é o conteúdo da mostra?

Abordamos a diversidade dos microrganismos em tipos, formas, tamanhos, noção de escala, função biológica, relação com os seres humanos e alimentação. Esses eixos temáticos são mostrados em animações, jogos de computador, lupas, jogos de encaixe, em frotages (chapas com desenhos de microrganismos para serem reproduzidos) e outros.

 

3.     Qual é o principal objetivo da exposição?

O objetivo é que as crianças entrem em contato com o mundo dos microrganismos de maneira lúdica e, por meio da interação com seus familiares, promover a alfabetização científica em relação a esse tema.

 

4.     Como foi formada a equipe que desenvolveu o projeto?

Para o desenvolvimento desta exposição uma equipe multidisciplinar foi montada, contando com pesquisadores científicos, educadores, especialistas em educação, em museus e alunos de iniciação científica e de treinamento técnico.

 

5.     A exposição pode ser vista até quando?

É uma exposição que ficará por tempo indeterminado, é de longa duração.

 

6.     Como são os objetos principais da mostra?

Cúpulas de som foram colocadas em substituição aos fones de ouvido tanto para os filmes quanto para os jogos de computador. Um varal em forma de ameba foi confeccionado para que as crianças pendurem seus desenhos, o jogo de encaixe foi totalmente reformulado, as poucas legendas existentes foram refeitas, tornando a exposição mais agradável a todos.

 

7.     Qual é a média de visitação anualmente?

 

Normalmente, o Museu de Microbiologia recebe cerca de 120.000 visitantes ao ano e cerca de 8.000 crianças dessa faixa etária de 4 a 6 anos. Ao comprar ingresso, o visitante tem direito a entrar nos três museus do Instituto, Museu Biológico, Museu Histórico e no nosso Museu de Microbiologia. Crianças até sete anos e adultos acima de 60 não pagam.