Comunidade

05- Julho - 2017

Inverno quente nos museus do Brasil

 

Museu Imperial, em Petrópolis, Rio de Janeiro 

 

Em homenagem à chegada do inverno, a Feambra selecionou alguns destinos pelo Brasil, muito procurados nessa época, que abrigam museus com programação repleta de atividades para toda a família.

 

Petrópolis, no Rio de Janeiro, hospeda algumas instituições como Museu Imperial, Museu de Cera, Museu Casa de Santos Dumont, Museu Palácio Rio Negro, Museu Casa do Colono, Museu da Casa dos Presidentes da República, entre muitos outros que recebem o público para conhecer um acervo relativo ao império brasileiro, projetos artísticos internacionais de hiper-realismo e centrais históricas-temáticas. 

  

Campos do Jordão, em São Paulo, é a casa de espaços culturais como Museu Felícia Leirner, Museu da História da Imagem e do Som, Palácio Boa Vista, Auditório Cláudio Santoro, Casa da Xilogravura, com atrações musicais e acervos riquíssimos de arte. Na cidade, arte e natureza estão sempre em completa harmonia.

 

Gramado, no Rio Grande do Sul, oferece uma infinidade de museus: Museu do Automóvel, Mundo do Chocolate, Dreamland Museu de Cera, Museu Gramado - Minerais & Pedras Preciosas, Museu Medieval - Castelo Saint George, Museu do Perfume, Museu do Festival de Cinema de Gramado, Museu Naval, Museu do Sapato, Harley Motor Show, que é o único museu de motos da Harley Davidson temático da América Latina e muitos outros.

 

Em Canela, no Rio Grande do Sul, é possível encontrar: Museu a Vapor, Castelinho Caracol, Museu do Automóvel de Canela, Museu da Moda e Museu dos Beatles.

 

Apesar de os principais atrativos turísticos ficarem em Gramado, conhecer Canela é praticamente obrigatório em uma viagem à região. As duas cidades são como uma só e quase não se faz tanta distinção entre um lugar e outro.


Para os que procuram um passeio mais próximo à natureza, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, é o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, cercado por um majestoso jardim botânico. Caminhar por sua enorme área, que ostenta uma das maiores coleções de espécies vivas, é uma experiência única. Mas é pela arte que o local ganhou notoriedade. Instalações, esculturas, desenhos, fotos e vídeos encantam e estimulam a participação do visitante.

 

Quem for a Monte Verde, em Minas Gerais, pode visitar o Museu da Música Popular Brasileira, em Camanducaia, cidade vizinha. Shows, concertos, apresentações de rua e oficinas culturais preenchem a programação da região.

 

Curitiba, no Paraná, é muito rica cultural e historicamente, e isso é fácil de perceber pela variedade de museus que a cidade oferece: Museu Oscar Niemeyer, Memorial da Segurança no Transporte, Bosque Alemão, Museu do Holocausto, Museu Paranaense, Museu do Automóvel, Museu Egípcio e Rosacruz, Museu Ferroviário, Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba, Museu da Fotografia, entre muitos outros.

 

Para mais informações, acesse os sites de cada museu e confira a imensidão de possibilidades que tornam os destinos de inverno ainda mais interessantes.