Comunidade

27- Dezembro - 2017

Conheça o nosso associado Museu de Ciências da Terra

 

 

O Museu de Ciências da Terra fica no Rio de Janeiro, no bairro da Urca, a poucos metros do bondinho do Pão de Açúcar, em um imponente prédio tombado, de estilo neoclássico tardio. O Palácio da Geologia, situado lá, foi erguido em 1908 para sediar o Palácio dos Estados, durante a Exposição Comemorativa do Centenário da Abertura dos Portos do Brasil. De todos os palácios que foram criados para a grande exposição nacional, apenas esse edifício está preservado até os dias de hoje.

 

Seu valioso acervo, um dos mais ricos da América Latina, é constituído por coleções de minerais, meteoritos, rochas, fósseis e documentos únicos, relacionados à memória geológica.

 

A coleção mineralógica possui mais de dez mil amostras de minerais brasileiros e estrangeiros, meteoritos, rochas e fósseis, que ultrapassam a casa de 100 mil espécies. Além disso, a sua biblioteca possui cerca de 100 mil volumes e ainda conta com uma sessão infantil. Nesses espaços são feitas oficinas e atividades educativas e culturais, proporcionando interação e diversão ao público.

 

Ao andar pelo museu, o visitante terá a sensação de entrar em um túnel do tempo por onde poderá voltar ao passado e conhecer a história da Terra, desde 4,5 bilhões de anos atrás. 

 

Nessa incrível jornada, poderá acompanhar a evolução durante milhões de anos, conhecer espécies extintas e ver como era a vida nos oceanos.

 

Serão mostrados objetos, casas, meios de transporte e celulares e de que são feitos, quais são as suas composições minerais e por que são fundamentais no desenvolvimento da civilização.

 

Uma grande surpresa faz parte do roteiro: exposição sobre meteoritos, fragmentos que chegaram à Terra depois de viajarem pelo espaço por milhões ou mesmo bilhões de anos!

 

No Museu de Ciências da Terra é possível também ver uma demonstração de como é feita a detecção da intensidade de terremotos, como é a investigação da estrutura das formações rochosas e das propriedades físico-químicas do assoalho oceânico.

 

O Museu de Ciências da Terra está amplamente engajado na adoção dos princípios da Acessibilidade Atitudinal e pensa com empatia e compreensão em como é possível que a experiência artística seja cada vez mais completa e real para as pessoas com deficiências.

 

Museu de Ciências da Terra - Visitação:

De segunda a sexta, de 10 às 16 horas. 

Entrada gratuita.

As visitas em grupos devem ser agendadas por telefone ou por e-mail: (21) 2295-7596/ educamcter@cprm.gov.br. 

Avenida Pasteur, 404 – Urca. Rio de Janeiro - RJ /Brasil.