Notícia

29- Março - 2018

Brasil possui grande acervo de Artes Sacras

 

 

No mês da Páscoa a Feambra resolveu fazer um guia com museus e artistas que apresenta como destaque suas obras de arte sacra.


Um bom exemplo é o mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, um grande escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Sua trajetória é reconstruída por meio das suas obras, pois sua biografia até hoje é envolta em mistério, tanto é que o ano exato do seu nascimento gera controvérsia, alguns afirmam que foi em 1730 e outros em 1738. Sua morte foi em 1814.


Sempre realizou seu trabalho em Minas Geras, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João Del-Rei e Congonhas. Destacam-se as obras da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto) e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas).


Seu estilo era relacionado ao barroco e ao rococó, sendo considerado pela crítica brasileira como o maior expoente da arte colonial no Brasil. Para alguns estrangeiros, Aleijadinho é considerado o maior nome do barroco nas Américas.


Quer conhecer mais sobre este artista? O MASP está com uma exposição de 37 esculturas atribuídas a ele, vindas de coleções particulares, museus e igrejas. O visitante também poderá encontrar mapas da capitania de Minas Gerais, gravuras de viajantes da época, fotografias de sua produção feitas durante o século XX (quando o levantamento de suas obras foi terminado).


Exposição “Imagens do Aleijadinho”

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Avenida Paulista, 1578, Bela Vista, SP)

De 10/3 até 10/6 – De terça a domingo, das 10 às 18 horas (apenas de quinta-feira, até às 20 horas).

Entrada: R$ 35 (inteira) / R$ 17 (meia) / grátis às terças


Museus de destaque em artes sacras

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Localizado no bairro da Luz, ocupa a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu.

Tem como principais atribuições recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação.

Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo, SP.


Museu de Arte Sacra de Paraty

Edificado por volta de 1722 e reformado em 2015, o Museu de Arte Sacra de Paraty funciona na Igreja Santa Rita, também um local de cerimônias religiosas e cartão postal da cidade.

Em seu interior há obras do século XVII até o início do século XX, todas compostas de madeira, barro e metal. Parte destas peças também pode ser encontrada pelo Centro Histórico de Paraty, durante as tradicionais comemorações de Semana Santa, Festa do Divino, Corpus Christi, entre outras.

Endereço: Rua Santa Rita - Centro Histórico, Paraty, RJ


Museu de Arte Sacra de Santos

O complexo arquitetônico beneditino, datado do século XVII, é composto pela Igreja de Nossa Senhora do Desterro e o antigo Mosteiro de São Bento. Nele você poderá encontrar um acervo de mais de 600 peças sacras e religiosas, de cunho erudito e popular, datadas do século XVI ao XXI, entre esculturas, pinturas, objetos litúrgicos e indumentárias.

Endereço: Rua Joana D´Arc, 795, Morro do São Bento, Santos, SP


Museu da Inconfidência

Formado por mais de quatro mil peças, o acervo do Museu da Inconfidência possui exemplares de praticamente todas as esferas da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX.

É possível encontrar obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, Manoel da Costa Athaide, João Nepomuceno, Armand Julien Pallière, dentre outros.

Endereço: Praça Tiradentes, 139, Centro, Ouro Preto, MG


Museu de Arte Sacra de São João Del-Rei

Com o objetivo de preservar objetos de arte sacra, este museu de Minas Gerais tem como destaque a cabeça de Cristo atribuída ao Aleijadinho, a pintura ‘Fuga para o Egito’ de Venâncio do Espírito Santo, que tem como cenário a antiga vila, e o retábulo da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, remanescente da Fazenda do Pombal.

Endereço: ​Praça Embaixador Gastão da Cunha, 8, Centro, São João Del-Rei, MG

 

Museu do Oratório

Conta com uma magnífica coleção de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX.

Pequenos retábulos de uso particular, os oratórios têm sua origem nos primórdios da Idade Média. A realeza tinha o costume de possuir seus próprios altares para suas orações. Com o tempo, isso se estendeu para as famílias mais abastadas e também para o povo em geral.

Endereço: Adro da Igreja do Carmo, 28, Ouro Preto, MG

 

Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba

O local possui em seu acervo mais de 800 peças classificadas como objetos de culto, paramentos litúrgicos, obras raras, mobiliário, fotografias, pinturas, imagens e objetos de uso pessoal.

Entre as peças, destaca-se a imagem do Bom Jesus dos Pinhais, em terracota, de fins do século XVII.

Endereço: Rua Dr. Claudino dos Santos, 49, Largo da Ordem, Curitiba, PR

 

Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia

Conhecido como um dos mais importantes museus do tipo nas Américas, o local conta com uma rara e preciosa coleção de Arte Sacra Cristã.

Sua proposta não é somente valorizar o patrimônio histórico, mas também disseminar conhecimento por meio de cursos e pesquisas, servindo como instrumento de investigação científica.

Endereço: Rua Sodré, 276, Centro, Salvador, BA


Igrejas com acervos de destaque

Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Largo Musicista José dos Anjos Costa, 1-91, Ouro Preto, MG) - Construída em 1772, o risco da sua primitiva capela-mor é de autoria de Aleijadinho.

 

Igreja São Francisco de Assis (Largo de Coimbra, Centro, Ouro Preto, MG) – Os destaques ficam por conta do teto da nave central com pinturas do mestre Manuel da Costa Ataíde, representando a glorificação de Nossa Senhora, e as esculturas em pedra-sabão na porta principal, na sacristia e no lavado, esculpidas por Aleijadinho

 

Capela de Nossa Senhora das Dores (Rua Doutor Tenente Pereira, Antônio Dias, Ouro Preto, MG) – Tem como destaques duas imagens de roca, trajando o hábito da Ordem de São Felipe e São Julião e, ao fundo da capela, uma imagem de Nossa Senhora das Dores, originária da cidade portuguesa de Braga.