Comunidade

03- Setetembro - 2018

Novos Associados

 

A Feambra comunica, com muita satisfação, a chegada de dois novos museus associados, que vêm para somar e nos ajudar a compartilhar cultura. Para aproximar ainda mais essas instituições do público, abaixo estão as informações mais importantes sobre os museus, suas atividades e programação. Confira:

 

Associação dos Amigos do Espaço Ciência de Pernambuco

O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, existe desde 1994, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco. Atualmente, ocupa uma área de 120 mil², entre os municípios de Recife e Olinda, que contempla exposições em ambientes abertos e fechados, além de um manguezal de rara beleza e interesse científico.  

 

A Associação Amigos do Espaço Ciência foi oficialmente criada em 17 de dezembro de 2015. A elaboração do estatuto, registrado em abril de 2016, agora está saindo do papel, por meio da criação de página em redes sociais, além do site que já está em construção para divulgação de atividades, com os objetivos de apoiar e buscar parceiros para as ações do Museu.

 

O Espaço Ciência possui centenas de experimentos interativos, dispostos no Museu, como Pavilhão de Exposições, que é a porta de entrada do museu e inclui experimentos físicos, além da Trilha Ecológica, que explora experimentos de Ecologia e Educação Ambiental. Já a Trilha das Descobertas é dividida em cinco áreas, cada uma delas com experimentos interativos relativos ao tema: Área Água, Área Movimento, Área Percepção, Área Terra, e Área Espaço.

Além do acervo permanente, existem exposições temporárias, sendo a maior parte delas itinerantes para que possa percorrer outros espaços. Atualmente, as seguintes exposições estão no Museu: “História Química da Humanidade”, “Minha Casa tem Ciência?”, “Aedes, que mosquito é esse?”, “Revolução dos Bichos”, “Nanoexplora”, e “Jogos e Acasos”.

 

Todas as exposições e acervo do Espaço Ciência são interativos. O objetivo é estimular a curiosidade do visitante pelo conhecimento científico. Os experimentos são geralmente lúdicos, e convidam a um questionamento. As visitas são acompanhadas por monitores, que são orientados a, mais do que oferecer respostas prontas, estimular a curiosidade fomentando perguntas.

 

As atividades do Espaço Ciência são gratuitas e visitas de grupos com mais de dez pessoas devem ser agendadas por meio de formulário no site do museu, bem como para solicitar visitas do Ciência Móvel, ação itinerante do Espaço Ciência, que leva cerca de cem experimentos interativos para municípios do interior do Estado e instituições na periferia que não têm acesso à sede do Espaço Ciência.

http://www.espacociencia.pe.gov.br/

Funcionamento: Segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

Finais de semana, das 13h30 às 17 horas

Limite para a entrada de grupos: 16 horas

 

 

Museu do Automóvel da Estrada Real - MG

Foi a coleção particular de Rodrigo Cerqueira Moura que se transformou no acervo do Museu do Automóvel Real. Isso porque turistas em visita à região pediam com frequência para conhecerem sua coleção de carros antigos. A experiência de abrir para visitação foi interessante no sentido de que o acervo começou a gerar recursos para a sua manutenção. A exposição é permanente e, durante a visita, é permitido que o público tire fotos e filme à vontade.

 

Em cada carro há uma pasta com as informações do modelo, marca, ano de fabricação e suas principais características.

 

Além da visitação, o museu oferece aluguel de qualquer um dos carros expostos para casamentos e/ou filmes e novelas.

 

Ingressos: R$ 20. Têm direito à meia entrada professores, estudantes, crianças e maiores de 60 anos

Funcionamento: todos os dias do ano, das 9 às 18 horas

http://www.museudoautomoveler.com.br/