Notícia

01- Novembro - 2018

Pesquisa da Feambra revela que 58,4% querem criar associação

 

Durante os meses de setembro e outubro, a Feambra realizou a pesquisa “Museus e Associações de Amigos – Necessidades”, com o objetivo de conhecer mais sobre as instituições culturais, além de entender quais são as necessidades e reais interesses dos museus brasileiros

Com questionário estruturado, enviamos a pesquisa ao mailing do Cadastro Nacional de Museus, elaborado pelo IBRAM. 

Nesta primeira fase de avaliação dos questionários recebidos, foi constatado que 39,8% dos museus são municipais, 12,7% estaduais, 6% são organizações sociais. Também responderam museus federais, associações, fundações e empresas.  

Somente 13,3%  dos museus que responderam ao questionário têm associações de amigos de museus, mas 58,4% têm interesse em criar uma associação de amigos.

Os interessados em formar associações indicaram os temas que consideram mais importantes para saber:

Informações jurídicas e legais – 76% 

A relação entre museus e a associação – 72% 

Passo a passo para criação de uma associação – 65% 

Dos respondentes, 48%  dizem que o desenvolvimento de um programa de associados é um dos aspectos que o museu precisa melhorar, enquanto 33% acreditam que pode haver uma melhor utilização dos espaços. Para 47%  é a maior frequência de visitantes que deve ser considerada mais importante. Por último, 60% acreditam que deve haver maior visibilidade para o museu.

As associações de amigos que já existem, elegeram os itens que mais carecem de orientação, de acordo com as áreas: captação (89%) administrativa (58%) jurídica (41%), e comunicação (41)

Obs.: Essas informações constam no Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus - volume 2, disponível em nosso site para download gratuito.


Essa reunião dos dados também permitirá à Feambra planejar ações, atividades e direcionar conteúdos exclusivos, de acordo com os interesses gerais das entidades culturais.