Cidade de Itaipicurú ganhará novo espaço cultural em novembro


Casarão localizado em terras da famosa Casa da Torre passa por reformas estruturais

Casarão 

Localizada ao norte do Estado da Bahia, a cerca de 200 Km de Salvador, Itaipicurú figura entre as cidades sedes da luta baiana pela Independência do Brasil. Sua importância histórica para o País motivou Álvaro Dantas, atual proprietário do Engenho Santo Antônio do Camuciatá, a reformar o casarão de seus antepassados e transformar o local em um espaço museológico aberto para visitação pública.

Datado de 1894 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (IPAC), o casarão reúne um rico acervo de mobiliários antigos, peças de arte sacra, prataria, livros, quadros e objetos de arte decorativa em geral. O processo de restauração tem previsão de término programado para novembro de 2011 e contempla obras na cobertura, esquadrias, assoalhos, remoção de forros, descupinização, estabilização estrutural e recuperação do piso da varanda.

Estima-se que o imóvel receberá cerca de 500 mil reais de investimento para a realização as obras. Dantas comemora a conquista e, a respeito do reflexo cultural da abertura do espaço museológico para o estado, afirma sua 'satisfação em saber que a Bahia pode contar com mais um monumento dessa importância'.  Este é um dos 72 projetos aprovados pelos Editais do IPAC para o incentivo cultural em diversos municípios do Estado.