Feambra: atuação na mídia


A Feambra tem como missão apoiar os museus, associações e entidades culturais em suas atividades para o enriquecimento cultural de nossa sociedade. Sua atuação abrange a participação e a realização de eventos para a criação e o fortalecimento de associações de amigos de museus. Com tais ações, a organização contribui para a preservação do patrimônio cultural do Brasil.

Suas atividades englobam a divulgação de conteúdo e ações das entidades culturais associadas, por meio das redes sociais da federação – página oficial do Facebook  e a participação ativa em grupos da rede social, do blog, que pode ser acessado também pelo site, e inserções nos principais meios de comunicação, com entrevistas e matérias sobre os assuntos em pauta para o ramo museológico, evidenciando sempre os museus e as entidades que os apoiam. 

A Feambra realizou participações importantes durante a cobertura da 17ª Semana Nacional de Museus. Destaque para a presença na programação da Rádio Cultura . A federação também destacou a importância da visibilidade para o cenário cultural recorrente da divulgação da lista dos “100 museus mais visitados do mundo”, em uma matéria para A Gazeta e para o Correio Braziliense. A organização discutiu a situação em que os museus se encontram no Brasil, durante a programação da Rádio Câmara, e sobre a cultura de ida aos museus, em entrevista para o programa Conexão, do Canal Futura. 

A federação promove também eventos para os seus associados. Há alguns anos, a Rodada de Conhecimento Feambra, um bate-papo sobre Amigos de Museus e a preservação e manutenção do Patrimônio Cultural Brasileiro, faz parte da programação. O calendário da entidade também tem espaço para participações em encontros e seminários, como o Encontro Brasileiro de Palácios e o Encontro Paulista de Museus.  No Encontro Regional de Museus, a atuação da Feambra teve destaque em diversos veículos, como Gazeta de Votorantim, com a palestra “Associação Amigos do Museu, captação e gestão de recursos”.

Com o objetivo de amparar as associações que trabalham em prol dos museus, visando auxiliar na gestão das já existentes e instruindo e incentivando a criação de novas associações, a Feambra lançou, no fim de 2018, o Guia para a Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus. O material está disponível para download gratuito no site da federação.

Assim, a Feambra divulga e estimula o trabalho que entidades culturais realizam para preservar bens da sociedade, os museus históricos, e promover a preservação da história local.