Feambra participa de “Rodada de Conhecimento” organizada pelo Ibram




Dando continuidade às participações da Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra) em eventos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a diretora-executiva da Feambra, Camila Leoni, participou no dia 17 de julho da quarta “Rodada de Conhecimento” do instituto, realizada em Brasília.

O evento teve como tema principal a discussão sobre “promoção museal”, temática que foi esclarecida pela palestra da diretora-executiva, que levou materiais a respeito de Marketing para Museus.

Com a palestra “O papel das Associações de Amigos de Museus nas ações de promoção de Marketing dos museus brasileiros”, Vasconcellos abordou temas como Marketing de Serviços e Promoção e suas aplicações para o crescimento dos Museus no Brasil.

Segundo a diretora-executiva, a revitalização dos museus e a maior oferta de programas turísticos integrados com produtos culturais são dois fatores fundamentais para o crescimento de produtos culturais nos últimos anos. Com a expansão dos museus, eles se tornaram mais onerosos e complexos de se administrar. Para atrair, atender e tornar o público fiel, os museus precisam aumentar suas iniciativas, “O veloz crescimento dos meios de comunicação e de transporte ampliou o universo dos museus, aumentando seu número de visitantes, oferecendo novas oportunidades, traçando novos desafios e exigindo que essas entidades façam algumas adequações em sua maneira de se conduzir. Para estarem à frente das novas oportunidades e vencer os desafios da globalização e das concorrências, os museus precisam elaborar um plano de comunicação”, entende. 

Em sua avaliação, três são os objetivos básicos de uma estratégia de comunicação com o público: facilitar ao público um conhecimento amplo da instituição e dos serviços que oferece; motivar e participação do público nas atividades da instituição e fomentar o uso; e fortalecer e consolidar relações instituição-público.