Ibram apresenta a 17ª Semana Nacional de Museus de 13 a 19 de maio


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) organiza mais uma temporada cultural em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. A 17ª Semana Nacional de Museus, a ser realizada de 13 a 19 de maio, possui como tema “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. Serão 1.114 instituições promovendo 3.222 atividades especiais.

 

A temática carrega o conceito das entidades de cultura como espaços onde passado, presente e futuro estão em constante interação. A identidade visual marcante da Semana Nacional de Museus apresenta Sankofa (símbolo africano Adinkra), que simboliza o retorno ao passado para ressignificação do presente, visando o futuro.

 

Confira alguns destaques da programação dos nossos associados para a 17ª Semana Nacional de Museus:

 

Pinacoteca

 

Em cartaz desde março, a exposição “Artur Lescher: Suspensão” reúne obras do artista, que pontuam os momentos mais importantes de sua trajetória.

Data: até 24 de junho

Horário: quarta a segunda, das 10 horas às 17h30

Outras informações no site http://pinacoteca.org.br/programacao/artur-lescher-suspensao/

 

Casa-Museu Ema Klabin

 

A exposição “Gravuras de Rembrandt” é destaque na Casa-Museu Ema Klabin. A mostra em homenagem aos 350 anos da morte do artista dá destaque às suas gravuras.

Data: até 30 de junho

Horário: quarta a sexta (com educador), às 14, 15, 16 e 17 horas, e sábado e domingo (visitação livre), das 14 às 17 horas.

Outras informações no site https://emaklabin.org.br/exposicoes/gravuras-de-rembrandt

 

Museu de Minas e do Metal

 

A mostra “Ressignificando o aço: 40 anos de Ricardo Carvão” celebra as quatro décadas de carreira do artista plástico que trabalha com o aço como sua principal matéria-prima.

Data: até 9 de junho

Horário: terça a domingo, das 12 às 18 horas, e quintas, das 12 às 22 horas.

Outras informações no site http://www.mmgerdau.org.br/programe-se/mm-gerdau-realiza-a-exposicao-ressignificando-o-aco-40-anos-de-ricardo-carvao/

 

Museu do Futebol

 

O Museu do Futebol preparou uma ação especial para a Semana Nacional de Museus. A atividade Cidade do Futebol exibe a influência do futebol na cultura de São Paulo.

Data: 18 de maio

Horário: das 14 horas às 15h30

Outras informações no site https://www.museudofutebol.org.br/evento/cidade-do-futebol-18%C2%AA-semana-de-museus

 

Museu da Casa Brasileira

 

A exposição “Em Cartaz – Design Gráfico para eventos de design” apresenta uma retrospectiva histórica de cartazes importantes para o design brasileiro.

Data: até 9 de junho

Horário: terça a domingo, das 10 às 18 horas

Outras informações no site http://www.mcb.org.br/pt/programacao/exposicoes/mostra-em-cartaz-o-design-para-eventos-do-design/

 

Museu da República

 

A Semana Nacional de Museus encerra a temporada da mostra “Das tripas coração”. A exposição tem a ideia de estabelecer uma simbiose sensorial entre as obras de arte e o espectador.

Data: até 19 de maio

Horário: terça a sexta, das 10 às 17 horas, e sábados, domingos e feriados, das 11 às 18 horas.

Outras informações no site: http://museudarepublica.museus.gov.br/ibram-agenda/das-tripas-coracao/