ICOM comemora Dia Internacional dos Museus 2019 abordando a importância das instituições para o desenvolvimento da sociedade


Em 1977, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) estabeleceu o Dia Internacional dos Museus. Desde então, a comunidade de museus de todo o mundo destaca a celebração como uma oportunidade de valorizar as atividades realizadas por essas instituições.  

Nesse ano, a data reflete a transformação das práticas dos museus para se manterem mais próximos das comunidades, ao mesmo tempo que preserva suas principais missões: conservação, pesquisa, comunicação e exposição. Assim, o Dia Internacional dos Museus visa aumentar a conscientização pública sobre o papel das instituições no desenvolvimento de seu entorno.

 O ICOM faz um convite para que, no dia 18 de maio, todos os museus do mundo celebrem a complexa ligação entre futuro e tradição. Levanta assim a reflexão sobre a influência dos museus para a construção social de seu entorno e as inovadoras maneiras de lidar com as questões sociais contemporâneas e seus conflitos.  

No Brasil, a data inspira a Semana Nacional de Museus que está em sua 17ª edição. Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a temporada desse ano será realizada de 13 a 19 de maio e reunirá 1.114 instituições, promovendo 3.222 atividades especiais.