Museus brasileiros compõem ranking dos mais visitados do mundo


A publicação britânica The Art Newspaper divulgou, em 1º de abril, o ranking de museus e exposições mais visitadas de 2018. Instituições brasileiras se destacam no cenário e apresentam-se entre as mostras mais visitadas. O Brasil aparece na lista com 64 exposições. 

Na relação, podemos encontrar cinco museus dentre os 100 mais visitados. Na 42ª posição, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ) aparece com público de 1.388.664 pessoas. O CCBB-Brasília ocupa a 57ª colocação, com 1.146.995 visitantes. O CCBB-SP também está no ranking, com 931.980 visitantes, na 85ª posição. Fechando a lista, em 92º e 93º lugares, o Instituto Tomie Ohtake (898.147) e o CCBB-BH (893.772). 

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República Honestino Guimarães, o Museu Oscar Niemeyer e a Pinacoteca do Estado de São Paulo também estão entre as instituições que sediaram as exposições com maior público.  

“O Brasil destaca-se mais a cada ano. Desde 2010, os museus aparecem no ranking com mais exposições e ocupam melhores colocações na lista. Esse reconhecimento prova o crescente envolvimento do público com seus espaços de arte e cultura no País”, pontua o gerente executivo de Relações Institucionais da Feambra, Nelson Colás.