Museus e entidades culturais

A Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra) atua para preservar o patrimônio cultural brasileiro. Com orientação para a constituição e o fortalecimento das Associações de Amigos de Museus e ações em prol da cultura, contribui para aproximar o cidadão do museu.

Busca rápida

  • a
  • b
  • c
  • d
  • e
  • f
  • g
  • h
  • i
  • j
  • k
  • l
  • m
  • n
  • o
  • p
  • q
  • r
  • s
  • t
  • u
  • v
  • w
  • x
  • y
  • z

Busca por: c


Museu Casa de Cora Coralina

Após a morte da poetisa, amigos e parentes se reuniram e criaram a Associação Casa de Cora Coralina em 27 de setembro de 1985, mantenedora do Museu Casa de Cora Coralina. Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, regido por um Estatuto, que tem como finalidade: “ projetar, executar, colaborar e incentivar atividades culturais, artísticas, educacionais, ambientais, visando, sobretudo, a valorização da identidade sociocultural do povo goiano, bem como preservar a memória e divulgar a vida e a obra de Cora Coralina.


Associação Artística e Cultural Oswaldo Goeldi

A Associação Artística e Cultural Oswaldo Goeldi,com sede em Taubaté, São Paulo, Brasil,é uma entidade juridica de direito privado, devidamente registrada nos órgãos competentes, constituiu sua vertente o 'Projeto Goeldi', este, com o objetivo de preservar e divulgar toda a obra do artista Oswaldo Goeldi.

A Associação e o PROJETO GOELDI, agregam hoje o maior acervo privado da obra do artista, através do acervo próprio, de familiares e de colecionadores cujas obras estão catalogadas no banco de dados do Projeto.


Associação Cultural dos Amigos dos Museus Castro Maya


Associação de Amigos do Espaço Ciência de Pernambuco


Associação de Amigos do Museu da Cidade do Rio de Janeiro


Casa Amarela Leilões de Arte

A Casa Amarela Leilões de Arte atua no mercado de arte de São Paulo desde 1979 e no Distrito Federal desde 1994. É especializada em leilões de arte e residenciais. Tem ampla atuação na área, realizando atividades como avaliação de espólio, assessoria e organização de exposições e leilões.


Casa da Cultura Padre Antônio Mendes


Casa da Memória Arthur Dalmasso


Casa de Cultura Marcelo Grassmann


Catavento Cultural e Educacional

Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento foi inaugurado em março de 2009. O espaço, que apresenta 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados,  é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.

O espaço conta também com novas atrações do Museu da Tecnologia de São Paulo, que recentemente teve seu acervo transferido para o Catavento. No total são 36 equipamentos expostos na área externa do Palácio das Indústrias e em quatro áreas do Catavento (Auditório, Astronomia, Engenho e Educação).


Centro de Memória da Medicina

O Centro de Memória da Medicina (CEMEMOR) é um museu e um centro de estudos históricos dedicados a preservar e divulgar a memória da medicina mineira além da história da medicina brasileira e mundial.


Centro de Memória Dorina Nowill

O Centro de Memória Dorina Nowill tem como missão apresentar a história da luta das pessoas com deficiência visual no Brasil e no mundo. Fundado em 2002, foi o primeiro museu brasileiro que considerou a cultura da deficiência visual como patrimônio histórico. Toda a sua coleção histórica e tecnológica está sediada na Fundação Dorina Nowill para Cegos, onde contamos com uma exposição de longa duração aberta ao público com apoio de equipe educativa para lhe atender e um banco de dados do acervo on-line disponível para pesquisa.

O acervo do Centro é composto por aproximadamente 6 mil peças entre equipamentos tiflológicos (máquinas braille de várias épocas, regletes, sorobãs e equipamentos de reabilitação e autonomia na vida diária), imagens fotográficas, audiovisual, material auditivo, arquivos de memória oral, publicações, documentos referentes aos serviços, movimentos, projetos e iniciativas internacionais e nacionais em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.


Espaço Ciência de Pernambuco


Espaço Cultural Museu Cícero Dias

O Espaço Cultural Museu Cícero Dias foi inaugurado no dia 19 de maio de 2011 e possui além de doações pela comunidade referentes ao período açucareiro quanto de itens musealizados do século XX. Possuímos 22 quadros (cópias únicas) doadas pelo Governo do Estado de Pernambuco com litogravuras do pintor escadense e modernista brasileiro Cícero Dias (1907-2003).


Espaço do Conhecimento UFMG


Estação Ciência USP

A Estação Ciência - USP é um centro de ciências dinâmico e interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Ciência e Tecnologia, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.


Fundação Instituto Feminino da Bahia - Museu Henriqueta Catharino

A Fundação Instituto Feminino da Bahia é uma instituição privada, católica, sem fins lucrativos, com sede no bairro do Politeama na cidade de Salvador. 


Instituto Brasileiro de Cultura Científica - IBCC


Instituto Brasileiro de Cultura Científica - IBCC


Instituto de Pesquisa Afro Cultural Odé Gdomi

O conteúdo existente no Instituto de Pesquisas Afro Cultural Odé Gbomi e no seu Museu está aberto não só aos afro-decedentes mas a todos que queiram conhecer a história que não foi contada


Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC


Museu da cidade de Salto


Museu de Arte Contemporânea


Museu do Computador

O Museu do Computador foi idealizado pelo curador José Carlos Valle que tem ampla experiência com a informática desde da década de 60. Com a idéia fixa de montar um museu de informática no Brasil que até então era inédito, Valle começou ir atrás das empresas que ele prestou serviços com a Dataroad para conseguir peças para seu acervo. 

Antes mesmo de ter um local fixo em Interlagos, o Museu do Computador já tinha forma e nome. Conseguiu sua primeira exposição em 1999 na feira de computadores COMDEX. Foi um grande sucesso, já que as pessoas que visitavam a COMDEX em sua maioria eram profissionais de informática de longa data. 

Após sair da sede em Interlagos em 2008 ficou sem um espaço fixo para exposições e com isso realizou diversos eventos itinerantes. Após 1 ano conseguiu um galpão, no segundo semestre de 2009, em Itapecerica da Serra, para armazenar todo o acervo. O Museu do Computador tem o objetivo de ser mais que um museu. Ser um centro de formação para pessoas que desejam aprender temas relacionados à informática, desde cursos básicos até cursos avançados, dando preferência para pessoas de baixa renda.


Museu Exploratório de Ciências