Museus e entidades culturais

A Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra) atua para preservar o patrimônio cultural brasileiro. Com orientação para a constituição e o fortalecimento das Associações de Amigos de Museus e ações em prol da cultura, contribui para aproximar o cidadão do museu.

Busca rápida

  • a
  • b
  • c
  • d
  • e
  • f
  • g
  • h
  • i
  • j
  • k
  • l
  • m
  • n
  • o
  • p
  • q
  • r
  • s
  • t
  • u
  • v
  • w
  • x
  • y
  • z

Busca por: e


Associação Artística e Cultural Oswaldo Goeldi

A Associação Artística e Cultural Oswaldo Goeldi,com sede em Taubaté, São Paulo, Brasil,é uma entidade juridica de direito privado, devidamente registrada nos órgãos competentes, constituiu sua vertente o 'Projeto Goeldi', este, com o objetivo de preservar e divulgar toda a obra do artista Oswaldo Goeldi.

A Associação e o PROJETO GOELDI, agregam hoje o maior acervo privado da obra do artista, através do acervo próprio, de familiares e de colecionadores cujas obras estão catalogadas no banco de dados do Projeto.


Associação de Amigos do Espaço Ciência de Pernambuco


Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam)

A Baiana de Acarajé é um dos símbolos da cultura negra na Bahia e no Brasil, que com seu tabuleiro repleto de delícias como: o acarajé, o abará e as cocadas que encantam não só os turistas como também ao próprio povo brasileiro. Tendo, assim, uma relevância histórica e cultural que precisa ser apresentada às novas gerações, a fim de manter viva essa parte da história.

Entre suas atribuições a ABAM, administra o Memorial das Baianas, que é um espaço público dedicado ao patrimônio diverso gerado pelas baianas, ressaltando os aspectos históricos e tendo como destaque a simbologia, estética, conjunturas sócias e econômicas que formaram um emblema de cunho nacional e internacional, que é a baiana.


Catavento Cultural e Educacional

Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento foi inaugurado em março de 2009. O espaço, que apresenta 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados,  é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.

O espaço conta também com novas atrações do Museu da Tecnologia de São Paulo, que recentemente teve seu acervo transferido para o Catavento. No total são 36 equipamentos expostos na área externa do Palácio das Indústrias e em quatro áreas do Catavento (Auditório, Astronomia, Engenho e Educação).


Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes


Ecomuseu Ribeirão da Ilha


Espaço Ciência de Pernambuco


Espaço Cultural Museu Cícero Dias

O Espaço Cultural Museu Cícero Dias foi inaugurado no dia 19 de maio de 2011 e possui além de doações pela comunidade referentes ao período açucareiro quanto de itens musealizados do século XX. Possuímos 22 quadros (cópias únicas) doadas pelo Governo do Estado de Pernambuco com litogravuras do pintor escadense e modernista brasileiro Cícero Dias (1907-2003).


Espaço do Conhecimento UFMG


Estação Ciência USP

A Estação Ciência - USP é um centro de ciências dinâmico e interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Ciência e Tecnologia, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.


Fazenda Parque da Roseta História e Turismo Ltda


Fundação Ema Gordon Klabin

Oficialmente registrada em 1978, a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin é uma instituição sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública federal, que tem por objetivos a promoção e divulgação de atividades de caráter cultural, artístico e científico, além da transformação da residência de Ema Gordon Klabin em museu aberto à visitação pública, que ocorreu em março de 2007.

A casa abriga um valioso acervo de 1545 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal;  talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas.    


Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC


Memorial do ensino agrícola superior da Bahia


Museu das Minas e do Metal

O Museu das Minas e do Metal, implantado no prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação, abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas. O museu utiliza, de forma lúdica e criativa, da tecnologia de ponta para mostrar o universo das rochas, os processos de transformação dos minérios e a importância deles para a vida humana e o desenvolvimento social, econômico e cultural. 
 


Museu do Automóvel da Estrada Real


Museu do Estado de Pernambuco

O MEPE foi criado em 24 de agosto de 1928, através de lei estadual, como Museu Histórico e de Arte Antiga e inaugurado em 7 de setembro de 1930, funcionando no Palácio da Justiça. Em 1940 passou a funcionar em um palacete que pertencera a Augusto Frederico de Oliveira, filho do Barão de Beberibe, e que é um exemplar típico e importante da arquitetura aristocrática pernambucana do século XIX.

Seu acervo inclui mobiliário, artes decorativas, documentos e livros históricos, joalheria e etnografia indígena. O Centro de Documentação do Espaço Cícero Dias oferece para consulta uma biblioteca de 4 mil volumes que inclui obras raras.


Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi

O Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, localizado na cidade de Flores da Cunha, tem como objetivo preservar a memória, a história e a cultura dos imigrantes italianos no município. Além das exposições permanentes, o museu também recebe mostras temporárias, visitas guiadas, monitoria e diversos projetos que buscam valorizar as histórias dos imigrantes na cidade. O acervo conta com cerca de 1.500 peças, além de diversos objetos curiosos.


Museu Eugenio Teixeira Leal - Memorial do Banco Econômico

Está localizado em um belíssimo sobrado do século XIX, no Centro Antigo de Salvador. Seu acervo é composto por moedas, medalhas e condecorações, nacionais e estrangeiras, de diversos períodos e materiais. Tais obras são consideradas documentos valiosos que preservam e retratam a história e a cultura do Brasil e do mundo. Nessa perspectiva, o Museu Eugênio oferece diversas ações educativas, além da simples exposição. Entre as inúmeras atividades, destaca se palestras sobre a história do dinheiro, exibição de vídeos e exposição itinerante. 


Museu Exploratório de Ciências


Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior

O Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior está instalado no prédio do antigo Forum Municipal. Neste mesmo local havia um prédio, que foi adquirido pela Prefeitura Municipal em 05 de março de 1.905, para as instalações do Paço Municipal, Delegacia e Cadeia Publica. Prédio este demolido em 1949 e no mesmo local construído um moderno edifício para abrigar as instalações do Forum, ficando até o ano de 1.983. No ano de 1.985 passou a abrigar as instalações do Museu Histórico em termo de comodato do Município com o Estado. O Prédio foi restaurado, conservando suas características.


Museus dos Eventos - Anhembi Parque

O Museu de Eventos Anhembi Parque é  um memorial on-line com recordações dos principais  eventos que aconteceram desde a criação do complexo, em 1970. O Museu foi criado com o intuito de reavivar não apenas a história do Parque, como também da Cidade de São Paulo e de seus moradores.